Economia de energia através da gestão da troca de calor

A proteção solar dinâmica é fundamental para criar uma fachada de alto desempenho!

Os vidros de uma fachada são o elo mais fraco em termos de transferência de energia, em ambas as direções. Apesar dos vidros terem se desenvolvido em um ritmo impressionante, ainda não oferecem os valores dinâmicos de “g”, “U” e “LT” necessários para satisfazer durante o ano as várias necessidades, seja em conforto ou desempenho energético.

A única maneira de resolver isto, é combinar de maneira inteligente algumas funções básicas do edifício: uma escolha correta da proteção solar dinâmica com o tipo de vidro, em combinação com controle do ar-condicionado e iluminação por presença e dimerização. Estudos já comprovaram há alguns anos a eficácia desta combinação e agora o mercado está demandando-a. Em termos de proteção solar, a "chave para o sucesso" reside na forma como a mesma é controlada.

As nossa estratégia dinâmica procura reduzir o consumo de energia necessário para o funcionamento de um edifício, assegurando ao mesmo tempo um ambiente confortável para os ocupantes. Veja mais sobre o isolamento dinâmico abaixo:

  • O conforto e a eficiência energética requerem uma estratégia dinâmica para prevenir ganhos indesejáveis de calor solar desta maneira reduzindo ao mínimo a necessidade de ar-condicionado

Princípios do Dynamic Insulation™ (Isolamento Dinâmico)

O Dynamic Insulation™ funciona ao posicionar os elementos de proteção solar na fachada de acordo com as necessidades em qualquer hora, dia ou estação, de forma a gerir a troca térmica entre o exterior e o interior do edifício.


Princípios do isolamento dinâmico nas estações quentes (durante o dia) e nas estações frias (durante a noite).

De acordo com as necessidades em qualquer hora, dia ou estação...

O Dynamic Insulation™ cria valores g (coeficiente SHGC) e U bastante flexíveis e úteis ao posicionar os dispositivos de proteção solar na fachada em função das necessidades em qualquer hora, dia ou estação. Isto permite uma melhor gestão da troca térmica entre o exterior e o interior do edifício. Este resultado só pode ser obtido com um controle automatizado e corretamente programado.

O coeficiente de transferência de calor geral (valor U) mede a taxa de transferência de calor através da área da janela; quanto mais baixo o valor U, melhor o isolamento. Para medir o desempenho do Dynamic Insulation™, os valores U para os vidros e os elementos de proteção solar têm de ser combinados: o vidro simples com um dispositivo de proteção solar pode fornecer um valor U superior ao do vidro duplo.  Um exemplo:

1. Vidro simples: U=5,9
2. Vidro duplo: U=2,7
3. Vidro triplo: U=1,8
4. Vidro duplo com proteção solar externa: U<1,8

Impacto na economia de energia

A proteção solar dinâmica tem impacto positivo em vários fatores relacionados à eficiência energética de um edifício, reduzindo assim o seu consumo de energia durante o seu ciclo de vida.


Parâmetros chave, os quais combinados, são uma parte importante do planejamento e do projeto para otimizar a eficiência energética de um edifício:

  • g: a percentagem de energia que entra no ambiente interno apenas através do vidro (equivalente ao coeficiente de ganho de calor solar – SHGC)
  • gtot: a percentagem de energia que entra no ambiente interno através do vidro e da proteção solar
  • U: a medição da capacidade de isolamento da proteção solar e do vidro
  • Lt: o coeficiente de transmissão da luz (LT)
Reduzindo o consumo de energia do edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo:
  • Permitir o "rightsizing" do equipamento de ar-condicionado a ser instalado
  • Melhorar os valores “U”
  • Permitir uma menor utilização de vidros “low-e”
  • Reduzir significativamente o ganho de calor
  • Maximizar a utilização da luz natural 
  • Reduzir a necessidade/utilização de luz artificial

Fator Solar (FS) ou Coeficiente de Ganho de Calor Solar (g ou SHGC)

O gráfico acima mostra uma seleção de vidros, como o transparente simples, o transparente duplo e outros vidros com variados tipos construtivos e de revestimento, apresentando os valores g e LT para cada tipo de vidro.

Com a utilização de vidros mais transparentes em combinação com a proteção solar dinâmica consegue-se "abrir ou fechar" o fluxo de energia que passa através da janela em função das necessidades de qualquer hora do dia, semana, mês ou estação. Faça a gestão do ganho de calor durante o verão e da perda de calor durante o inverno. Também terá uma solução para evitar o ofuscamento. Esta é a ideia por trás do "valor g dinâmico".

O valor da flexibilidade...

O coeficiente de ganho de calor solar (valor g ou SHGC) mede a transmissão da energia solar através das janelas. O valor gtot é o valor g de um vidro combinado com a proteção solar.

O gtot (ou sistemag) necessário na maioria dos edifícios atuais tem de ser tão baixo como 0,10-0,15, um valor muito inferior ao que somente o vidro consegue proporcionar.

Ao utilizar vidro transparente não revestido combinado com uma proteção solar dinâmica, consegue-se a flexibilidade de alterar o gtot de acordo com a necessidade e manter sempre o valor LT (transmissão de luz) o mais elevado possível.

Idealmente, o valor g deve estar no mínimo no verão, para reduzir o ganho de calor, e alto no inverno, para tirar proveito da vantagem de uma fonte de calor gratuita.

Isto pode ser alcançado ao combinar os elementos de proteção solar e a escolha de vidro de forma inteligente, de modo a reduzir as necessidades de resfriamento e de aquecimento para o mínimo possível. Esta flexibilidade traz um maior valor agregado em comparação com a situação estática da utilização exclusiva de vidro. Esta é a base do Dynamic Insulation™.

Contacte-nos para saber mais sobre as vantagens da proteção solar dinâmica!

*Campos obrigatórios
*Campos obrigatórios